EVENTOS PRÉ-GRITO DOS EXCLUÍDOS MOBILIZAM MOVIMENTOS EM TODO PAÍS

agosto 14, 2013

Foto: Divulgação

GRITOS DOS EXCLUIDOS

No próximo dia 7 de setembro acontecerá pela 19ª vez em todo o Brasil o ‘Grito dos Excluídos’. Esse ano o evento trará os direitos da juventude para o centro das manifestações.

Em preparação para a manifestação popular, iniciativas de comunidades, pastorais sociais e movimentos populares na forma de pré-Grito oportunizam momentos de formação e diálogo sobre temas políticos e sociais e articulam os agentes para o evento de setembro.

Em Recife (PE), o Fórum Dom Helder Câmara, uma articulação popular em torno do Grito dos Excluídos começou em julho com uma série de debates e encontros. Já foram realizados debates sobre a conjuntura, a saúde no estado e a democratização da mídia.

Ontem (12), aconteceu um quarto encontro que teve como tema “A Juventude e a luta pela educação pública”. Uma das articuladoras do Fórum Dom Helder, Sandra Gomes, informou que os eventos têm contribuído para formar e fortalecer os agentes que atuam nas questões sociais.

“Esses eventos servem para que tenhamos mais formação para tratar as questões sociais, para que possamos interferir mais na política e para um melhor engajamento nos eventos e na luta” destacou a articuladora.

Sobre o tema deste ano, que prioriza o trabalho com a juventude, Sandra Gomes reflete que o assunto deve colaborar para envolver mais os jovens nas questões sociais:

“A juventude participando, vai entendendo o seu papel como agente de transformação social. Compreendemos que a juventude tem que estar integrada para serem parceiros dessa nova sociedade”.

Hoje (14) aconteceu o 1º Ato pela democratização da comunicação na Rua Aurora, diante do Monumento Tortura Nunca Mais. O local é conhecido por abrigar diversas sedes de veículos de comunicação do Estado. A ação é resultado de um dos debates promovidos no pré-Grito.

Para o dia 7 de setembro está sendo preparada uma caminhada pelas ruas da capital, com momentos de mística, poesia, coreografias, cordel, orações e cantos.

Em outros locais: 

Em Guarulhos (SP) diversas atividades já foram realizadas, mas ainda acontecem duas atividades, uma no Centro de Educação Unificado, o Ceu Otawwa Uirapuru no dia 18 de agosto, às 17h30 com a palestra ‘A vida em primeiro lugar’ e no Santuário Nossa Senhora do Bom Sucesso em Bonsucesso com o tema ‘Projeto Popular’ no dia 1º de setembro.

Na diocese de Iguatú (CE), as atividades do pré-Grito acontecem desde o dia 1º de agosto e seguem até o dia 24, com a realização de rodas de conversas e seminários.

Informações do Portal a12.com / Fórum Dom Helder 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: