SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROMOVE SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO

agosto 1, 2013

Foto: Jarbas Moura Rosa / PMSJC

A importância do aleitamento materno será divulgado em todas as unidades de saúde durante a SMAM

Em caso de dúvidas a mãe deve pedir orientação para o seu médico para realizar a amamentação corretamente

Hoje (1) teve início em São José dos Campos a “Semana do Aleitamento Materno”. A iniciativa do evento que acontecerá até o dia 7 de agosto é da Prefeitura Municipal.

Durante o encontro serão distribuídos materiais informativos e também ocorrerá abordagens dos usuários. A ação faz parte das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e tem a coordenação da Secretaria de Saúde.

Essa semana foi idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), que define um tema central unificando as comemorações no mundo. Este ano, o tema é “Apoio às Mães que Amamentam – Próximo, Contínuo e Oportuno”, enfatizando a importância do apoio às mães para que elas iniciem e mantenham a amamentação.

O aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida e continuado até os dois anos de idade ou mais. Se a maioria dos bebês fosse amamentada exclusivamente ao seio até os seis meses de idade, isso salvaria milhões de crianças no mundo todos os anos.

Se a criança continuar amamentada até dois anos ou mais, seu desenvolvimento pode ser muito melhor. Com seis meses, deve-se introduzir a alimentação complementar, de forma lenta e gradual, com orientações adequadas para a prática da alimentação saudável.

Seminário

O Seminário de Aleitamento Materno 2013 será realizado na segunda-feira (5), das 13h30 às 17h, na Câmara Municipal. O evento faz parte das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento e é dirigido aos profissionais de saúde: médicos, dentistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da rede municipal de Saúde.

O objetivo do evento é promover uma atualização sobre as orientações para a promoção e a importância do apoio e aconselhamento para incentivar o aleitamento materno, além dos riscos do desmame precoce e terceirização da infância.

O seminário será ministrado pelo professor José Martins Filho, médico pediatra que é professor doutor titular, emérito da Unicamp e membro da Academia Brasileira de Pediatria.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: