COMITIVA DE TROPEIROS E ROMEIROS ABREM O REVELANDO SÃO PAULO – VALE DO PARAÍBA

julho 4, 2013

Foto: Paulo Amaral / FCCR

O grupo de tropeiros de Minas Gerais, que saiu de Itajubá no sábado (29), participará da cerimônia de abertura do evento

O grupo de tropeiros de Minas Gerais, que saiu de Itajubá no sábado (29), participará da cerimônia de abertura do evento

Mais de 50 tropeiros, com cerca de 100 animais, além de carreiros e romeiros, vão sair nesta sexta-feira (5), às 14h, do bairro Vargem Grande, na zona rural de São José dos Campos, em direção ao Parque da Cidade, localizado na Avenida Olivo Gomes – 100,  trazendo a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida para a abertura do Revelando São Paulo – Vale do Paraíba.

Desde sábado (29), imagem de Nossa Senhora Aparecida está peregrinando por seis igrejas de São José dos Campos até chegar ao santuário que será montado no Parque da Cidade. Também no sábado, tropeiros saíram de Itajubá (MG) e estão conduzindo os animais até São José dos Campos.

Carros de bois, charretes, cavalos e mulas fazem parte do cotidiano dos tropeiros, uma tradição cultural ainda presente em muitas cidades do interior paulista, principalmente no Vale do Paraíba.

Os tropeiros foram importantíssimos para o desenvolvimento de diversos municípios do Estado e no Revelando São Paulo, o maior festival da cultura tradicional paulista, eles têm espaço garantido.

A partir desta sexta-feira (5) até a terça-feira (9), durante o Revelando São Paulo Vale do Paraíba, mais de 200 animais, equinos, bovinos, muares e caprinos, estarão no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, para que o público possa fazer passeios a cavalo, em charretes e carros de bois, vivenciando a cultura tropeira.

A novidade deste ano é o arranchamento tropeiro, onde o público poderá vivenciar o dia a dia dos tropeiros. Cerca de 50 tropeiros dos municípios de São José dos Campos, Piquete, Monteiro Lobato e Caçapava estarão no espaço, durante todo o período do evento, mostrando como vive o tropeiro, seus modos e costumes, com a tradicional moda de viola.

O Revelando São Paulo Vale do Paraíba terá ainda 70 espaços de culinária, 17 de artesanato, Rancho Tropeiro com 17 espaços, além das brincadeiras de todos os tempos e a tradicional Corrida de Cavalhada de Catuçaba, em São Luis do Paraitinga.

No palco, aproximadamente 150 grupos trarão manifestações artísticas e tradicionais durante os cinco dias do evento. A programação inclui Folias de Reis, Orquestras de Violas, Fandango, Catira, Quadrilhas, Moçambique, Congada, São Gonçalo e Bonecos Gigantes, Jongo e Batuques. Haverá ainda cortejos pelas ruas centrais da cidade, seguindo até o Parque da Cidade.

Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), o Revelando São Paulo tem entrada franca e ainda oferece ao público espaços de culinária, de artesanato, arranchamento tropeiro e 120 atrações culturais tradicionais.

O horário de funcionamento do Revelando São Paulo – Vale do Paraíba é das das 9h às 21h, no Parque da Cidade.

Mais informações pelo site http://revelandosaopaulo.org.br/rv/paraiba/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: