JACAREÍ PROMOVE 2º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

junho 8, 2013

Foto: Cristina Reis / PMJ

O objetivo do evento é propor ideias e projetos para construção da política cultural do município

O objetivo do evento é propor ideias e projetos para construção da política cultural do município

Nos dias 15 e 16 de junho acontecerá em Jacareí, a 2ª Conferência Municipal de Cultura. Com os temas “Plano Nacional de Cultura”, “Economia Criativa” e “Gestão e Institucionalidade da Cultura”, a conferência é aberta ao público e tem como objetivo propor ideias e projetos para construção da política cultural do município, tendo em vista a Conferência Estadual e o Conselho Municipal de Cultura.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no local do evento, que srá realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na rua Lamartine Delamare, 69 – Centro, às 8h, no dia 15.

“É um momento importante para a Cultura de Jacareí. Vamos discutir as diretrizes para uma política cultural de Jacareí e Região do Vale do Paraíba”, afirma a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, Sonia Ferraz.

Na conferência também serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual e os representantes para o Conselho Municipal de Cultura.

“É importante à participação não só dos artistas, mas da população como um todo”, reforça Sonia.

A conferência vai contar com as presenças de Valério Bemfica, chefe de representação da Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, e mais três especialistas em legislação, gestão e política culturais, Célio Turino, Ana Carla Fonseca e Fábio de Sá Cesnik.

Célio Turino é historiador, escritor, gestor de políticas públicas e criador do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Turino vai abordar o tema “Gestão Cultural Transformada”.

Ana Carla Fonseca, que vai ministrar a palestra “Economia Criativa”, é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, economista e mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo.

O advogado Fabio de Sá Cesnik é pesquisador sobre direito Tributário e leis de renúncia fiscal para o setor cultural. O tema abordado por Cesnik será “Processos de Financiamentos da Cultura – Renúncia Fiscal e Fundo de Cultura”.

Mobilização

 Para chamar a atenção da população para a Conferência de Cultura, um grupo de artistas está organizando manifestações nos dias 14, das 16h às 19h e 15, às 18h.

Uma das ações será feita por grafiteiros que vão recorrer à arte do grafite para fazer a divulgação da conferência.

“É na verdade uma ocupação  artística urbana, em que os grafiteiros vão fazer seus trabalhos artísticos com o objetivo de mobilizar as pessoas para a Conferência de Cultura que acontecerá no dia seguinte”, explica o grafiteiro e artista plástico, Tainá Moreno.

No dia 15, também está programada uma manifestação com artistas de diversas áreas com o objetivo de motivar o público a participar da Conferência Municipal de Cultura.

“Muita gente não sabe o que é e como funciona uma conferência. É muito interessante este tipo de mobilização para atrair a participação popular”, comenta um dos organizadores da conferência, o ator e produtor Paulo Williams.

Programação

15/06 – Sábado
9h – Abertura

9h30 – Legislação Cultural e Plano Nacional de Cultura – Valério Bemfica

10h30 – Exposição e debates – processos de financiamentos da Cultura (renúncia fiscal e Fundo de Cultura) – Fábio de Sá Cesnik

14h – Políticas Culturais: Economia Criativa – Gestão de Instituições, projetos e iniciativas culturais – Ana Carla Fonseca

16h – Apresentação do Sistema Municipal de Cultura
18h – Cortejo dos Artistas e Ocupação Artística Urbana no Pátio dos Trilhos (Centro)

16/06 – Domingo

9h – Políticas Culturais – Gestão e Institucionalidade da Cultura – Célio Turino

11h – Câmaras temáticas setoriais – roda de conversas e elaboração das propostas

14h30 – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual e dos representantes para o Conselho Municipal de Cultura

17 – Encerramento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: