CRUZEIRO LANÇA CAMPANHA CONTRA O TABAGISMO

maio 30, 2013

Foto: Divulgação

Dia Mundial do Tabaco

O fumo é uma das principais causas de morte em todo mundo e, diante disto, a secretaria de Saúde de Cruzeiro, em apoio ao dia mundial sem tabaco, que acontece amanhã (31), alerta sobre os males ocasionados aos fumantes. Além disso, o município ressalta que tem trabalhado de forma efetiva para auxiliar esses dependentes.

Para amanhã a Secretaria de Saúde propõe aos fumantes um dia sem fumo.

Segundo dados da OMS, o tabagismo é a 2ª causa de morte no mundo. Por ano, o fumo é responsável pela morte de 6 milhões de pessoas. O total de óbitos devido ao uso do tabaco é de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Em vista desses altos índices, a Secretaria tem se estruturado para atender as pessoas que possuem o vício. Para isso, uma equipe foi capacitada pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) de São Paulo para implementar, até o fim do ano, um Centro do Controle  de Tabagismo no município.

Profissionais da área de saúde, como técnicos em enfermagem, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, participaram de dois dias de curso. O intuito do projeto é ajudar fumantes que tem vontade de parar de fumar, mas que por motivos adversos, não consegue.

O cigarro pode ocasionar doenças como câncer de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, bexiga, rins, colo de útero; leucemia mieloide; DPOC; doenças coronarianas; hipertensão arterial e AVC. A fumaça contém mais de 4.700 substancias tóxicas.

Fonte: Prefeitura de Cruzeiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: