FUNDAÇÃO MILTON CAMPOS PROMOVE SEMINÁRIO “DROGAS POR QUÊ? DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO” EM APARECIDA

maio 12, 2013

Por Carla Moura

Foto: Divulgação

A expectativa é que 120 profissionais participem do evento

A expectativa é que 120 profissionais participem do evento

Atualmente o aumento de usuários de drogas no Brasil tem assustado a população, principalmente pelo fato dos dependentes químicos não se importarem mais em esconder que estão fazendo uso de entorpecentes, e estão consumindo as drogas com frequência nas ruas.

Nas cidades do Vale do Paraíba o índice de pessoas viciadas em drogas multiplicou nos últimos anos, e com isso muitos municípios que antes eram considerados calmos ultimamente tem sofrido as conseqüências da violência ocasionada pelos usuários de drogas.

Pensando neste problema social a cidade de Aparecida no dia 24 de maio será sede do seminário “DROGAS POR QUÊ? Desafios para a Educação”. O evento está sendo promovido pela Fundação Milton Campos (FMC), ligada à pesquisa e estudos políticos, com sede em Brasília, com apoio da Prefeitura de Aparecida, da Câmara Municipal de Aparecida, do Rotary Club e do diretório paulista do Partido Progressista.

O evento é ministrado um por grupo de profissionais especializado nesta área, e tem como objetivo esclarecer o papel da escola e dos educadores na prevenção do uso indevido de drogas e fornecer instrumentos mais adequados para realizar esse trabalho.

O seminário tem como foco professores e diretores de escolas, agentes de saúde, assistentes sociais, policia militar e representantes de entidades religiosas.

Segundo a consultora de eventos da fundação, Marisa Carrijo, O trabalho preventivo visa que os estudantes tenham informações e habilidades para fazerem escolhas saudáveis e seguras ao longo da vida, procurando reduzir os riscos e danos associados ao consumo indevido de drogas.

“Este seminário já foi realizado em 8 Estados: Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Amazonas e Piauí, e em 41 cidades do país. No total foram capacitados 8.215 profissionais e distribuídos 9.131 kits informativos e 443.341 cartilhas”, disse Marisa Carrijo.

A expectativa dos organizadores do evento é que 120 pessoas participem do seminário. Até o dia 30 de abril 60 pessoas dentre as cidades de Aparecida, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena e Taubaté, já tinham feito sua inscrição.

Em Aparecida a iniciativa de trazer este seminário foi do Partido Progressista, que contou com o apoio do vereador Carlos Rodrigo Assis Wendling, conhecido como Diguinho.

De acordo com o vereador Diguinho este encontro será muito importante para Aparecida, devido a grande quantidade de dependentes químicos que existe na cidade.

“O número de usuário de drogas em Aparecida é muito grande e teve um aumento elevado nesses últimos anos. Tem pontos turísticos na cidade como, por exemplo, o Boulevart (escadão) que antes era usado somente pelos comerciantes e romeiros, se transformou no período na noite em uma cracolândia”, afirmou o Vereador Diguinho.

Atualmente o município conta somente com uma casa de recuperação de dependentes químicos o “Odulão”.

Segundo o vereador Diguinho, essa casa de recuperação é da rede pública e possui médicos, psicólogos, agente de saúde, porém, este local não comporta mais de 10 pessoas, sendo que até a presente data este local possuía 6 internos.

Confira a programação do seminário

7h30 – Recepção e credenciamento

8h – Abertura do evento

9h – coffee Break

9h30 – Seminário de Capacitação – parte 1: Drogas: conceitos, usos e abordagens

12h30 – Intervalo para almoço – livre

14h – Seminário de Capacitação – parte 2: Uso de drogas por crianças e adolescentes: fatores de risco e de proteção e dados epidemiológicos

16h – Seminário de Capacitação – parte 3: Prevenção do uso indevido de drogas na escola: princípios, metodologia e estratégias.Aplicação de pesquisa de satisfação  e entrega do certificado e do kit apoio didático

17h – Encerramento

Matéria publicada no Jornal Vale Vivo

http://issuu.com/jornalvalevivo/docs/edicao55

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: