PINDAMONHANGABA SE PREPARA PARA A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DA GRIPE

abril 10, 2013

Foto: Divulgação

A expectativa é que 39,2 milhões de pessoas sejam vacinadas

A expectativa é que 39,2 milhões de pessoas sejam vacinadas

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba está se preparando para a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O Ministério da Saúde, em parceria com os governos estaduais e municipais, realizará a campanha de 15 a 26 de abril, sendo o dia 20 de abril dedicado à mobilização nacional. O slogan será “Quem lembra da vacina se protege da gripe”.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que apresenta potencial para levar a complicações graves e até mesmo ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco, formado por crianças menores de 2 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Dessa forma, essas pessoas, além dos profissionais da saúde e de mulheres no período pós-parto, serão englobadas na campanha nacional deste ano. Os portadores de doenças crônicas precisarão levar uma prescrição médica para tomarem a vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, a gripe é uma doença de elevada transmissibilidade, que se dá por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias, e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, corrimento excessivo de muco nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor muscular e dor de cabeça.

O Ministério da Saúde estima um público-alvo de 39,2 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o país. Em torno de 65 mil postos de vacinação estarão em funcionamento durante a campanha, mobilizando mais de 240 mil profissionais de saúde. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina influenza.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: