DIA DO SAMBA É COMEMORADO NO BRASIL

dezembro 2, 2011

“Quem não gosta de samba
Bom sujeito não é
É ruim da cabeça
Ou doente do pé”

(Dorival Caymmi)

Nesta sexta – feira (2) comemora – se o dia da dança mais popular do Brasil o “Samba”. Mesmo quem não gosta de uma boa roda de samba muitas vezes é surpreendido por si mesmo, batucando alguma coisa.

A data não passou em branco no país principalmente no Rio de Janeiro e na Bahia,  que fizeram uma extensa programação para comemorar esse dia com uma boa roda de samba.

Segundo os pesquisadores  o samba é uma palavra originaria da Angola, o “semba”, que significa umbigo no dialeto quimbundo.

No Brasil o samba começou a criar raízes  na época do Brasil Colonial, é tocado com instrumentos de percussão como: tambores, surdos timbau, e tem como ingrediente principal nas letras dos sambas o cotidiano  das pessoas pobres.

Mas, o que muitas pessoas não sabem na história do samba é que a instituição do dia 2 de dezembro, como o dia do samba uma das expressões mais importantes da cultura brasileira não partiu do Rio de Janeiro, cidade considerada como o berço do samba no Brasil.

O dia do samba foi instituido pelo vereador baiano, Luis Monteiro da Silva, em homenagem  ao sambista Ary Barroso, quando ele visitou a Bahia pela primeira vez.

O Brasil conta com uma imensa lista de sambistas como: Adoniram Barbosa, Ataulfo Alves, Cartola, Chiquinha Gonzaga, João Nogueira, entre outros,  que fizeram história no mundo levando através das letras dos sambas a história do povo brasileiro.

Confira o vídeo com um dos sambas que faz sucesso até hoje no Brasil: “O samba da minha terra”

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: